Categoria: Artigos

  • Tem um amor virtual te esperando

    Em poucos anos, relacionamentos com entidades virtuais serão tão satisfatórios e comuns quanto relacionamentos entre humanos. Talvez mais. Usar a imaginação, a tecnologia ou ambos para se relacionar com alguém que não existe no mundo real é uma possibilidade presente. Seja com bonecas virtuais ou avatares em games. Fora hotlines e serviços de câmeras, para…

  • IA fará a Guerra mais eficiente – e talvez menos frequente

    A Inteligência Artificial tem um efeito transformador em várias das mais importantes atividades humanas. Inclusive uma das mais antigas, a Guerra. E o conflito, sempre triste, na Ucrânia, tem mostrado como a natureza do atrito militar vem sofrendo transformações profundas. Vou mencionar algumas dessas mudanças e recomendar um bom artigo do NY Times que aprofunda um…

  • O impacto da IA Generativa na Gestão de Projetos

    História A gestão de projetos é vasta, consegue se encaixar em quase todas as áreas do mercado. Projetos são feitos desde antes da época em que as pirâmides do Egito foram construídas. Claro que não existia nenhum dos conceitos que conhecemos, PMO, guias como PMBOK e até mesmo Agilidade. Apenas por volta do século XX que…

  • Inteligência Artificial define o futuro do cinema

    Você gostaria de estrelar um filme contracenando com Marilyn Monroe ou Brad Pitt? O John Russo, diretor de “Vingadores: Ultimato”, garante que isso está no nosso futuro. Com a Inteligência Artificial gerando avatares hiper-realistas e reproduzindo perfeitamente a nossa voz, o resultado final será perfeito. Mas para que simplesmente substituir a estrela original, se você…

  • O alerta de James Cameron – a militarização da IA e seus perigos

    “Eu avisei vocês sobre Inteligência Artificial”, diz James Cameron. Em uma entrevista recente, ele disse que “a militarização da IA ​​é o maior perigo… Se não produzirmos, outros países com certeza vão. E então isso só tende a aumentar.” Não é viagem de Cameron. Nos últimos meses, só cresce o debate sobre o potencial da…

  • Os intrigantes movimentos da Meta no tabuleiro da IA Generativa

    Estou bastante intrigado com a movimentação da Meta no grande tabuleiro que se tornou o mercado (multibilionário) de IA Generativa. Enquanto as outras big techs (lembrando: Microsoft, Apple, Google e Amazon) investem em modelos fechados e times trabalhando em segredo, a Meta abre modelo atrás de modelo, se tornando com isso o padrão para Open…

  • As 7 principais aplicações de inteligência artificial nas empresas

    No mundo corporativo, as empresas recebem dados e informações a todo momento. Sejam de fornecedores, sejam de clientes, eles ficam disponíveis para análise. Saber extrair o que tem de mais valioso neles é um diferencial. Ferramentas que têm como base a inteligência artificial conseguem compilar dados de uma maneira bem mais eficiente do que uma pessoa faria.…

  • Meus dois centavos sobre a Elis na Kombi

    Como tem bastante gente me perguntando, seguem meus dois centavos sobre o caso Elis Regina na publicidade de 70 anos da Volkswagen no Brasil onde aparece cantando em uma Kombi. Em primeiro lugar, porque é essencial, o ângulo legal. Pela legislação atual, os filhos de Elis são herdeiros de sua imagem, e está claro por…

  • 5 lições do futebol para usar em tomadas de decisão

    Qual a melhor maneira de encarar vitórias e derrotas no futebol? E o que isso nos ensina sobre processos de tomada de decisão? Esse assunto me veio neste artigo fascinante no jornal The Guardian, que menciona um dos meus pensadores favoritos, o psicólogo e prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman. Nele, o dono do time inglês…

  • ChatGPT e como ele vai mudar a vida do professor

    É perfeitamente possível educar alguém com um professor, lousa, papel e lápis. As melhores mentes do mundo foram educadas assim, além de quase todas as mentes menos brilhantes, como esta que vos escreve.  Esta é a única ótica que realmente interessa, a do resultado. A maioria das críticas que leio sobre educação se concentra no…