Hiperautomação: só vantagens para sua empresa

Hiperautomação: só vantagens para sua empresa

A hiperautomação de processos pode parecer algo complexo. Porém, o objetivo principal é justamente o oposto: o de simplificar todos aqueles processos operacionais e repetitivos presentes nas empresas.

A hiperautomação consiste em otimizar a automação de processos de negócios por meio de recursos como robotização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Visão Computacional e Machine Learning (aprendizado da máquina). Em outras palavras, a hiperautomação é a integração de diversos processos automatizados, que é possibilitada pela utilização de recursos tecnológicos variados e integrados.

Vamos exemplificar: imagine que, ao voltarem de férias coletivas, muitos colaboradores de uma determinada empresa esqueceram suas senhas utilizadas nos sistemas. Sem qualquer tipo de processo automatizado, a única saída para eles é que entrem em contato com o Help Desk para conseguirem resetar suas senhas.

Em uma situação como essa, tanto o Help Desk, quanto os colaboradores, gastarão muitas horas para obter algo simples. Essa realidade pode não ser a da sua empresa, mas ainda é a de muitas.

Se essa mesma empresa tivesse implantado um sistema de hiperautomação, a história seria bem diferente. Por meio de uma assistente virtual, por exemplo, os próprios colaboradores poderiam solicitar nova senha, e as horas dispendidas para essa tarefa poderiam ser aplicadas em um trabalho realmente importante.

Esse é apenas um exemplo de como a hiperautomação pode atuar nas empresas, porém há muitas outras aplicações. O fato é que a hiperautomação é uma grande aliada ao crescimento dos negócios.

Vantagens da hiperautomação

Conheça abaixo os principais ganhos que a hiperautomação pode trazer para sua empresa:

  • Economia nos custos operacionais, uma vez que muitas tarefas podem ser executadas pelos sistemas automatizados;
  • Maior satisfação dos trabalhadores, que deixam de atuar em tarefas repetitivas e desgastantes, e passam a colocar seus esforços em trabalhos de valor agregado;
  • Diminuição de erros, já que muitas tarefas deixam de ser executadas por um humano, e passam a ser resolvidas por máquinas;
  • Agilidade na resolução de processos, uma vez que as atividades passam a ser executadas por sistemas e máquinas, capazes de dar respostas rápidas e simultâneas;
  • Aceleração e assertividade na tomada de decisões, uma vez que as ações são tomadas com base nas informações obtidas por meio de dados.

Hiperautomação: uma aliada aos negócios e pessoas

Quem ainda pensa que a hiperautomação pode eliminar empregos está errado. Em vez disso, ela promove a cooperação entre os funcionários. Mesmo que cada vez mais robôs suportados pela Inteligência Artificial estejam realizando atividades que antes eram executadas por humanos, os colaboradores continuam sendo importantes para a tomada de decisão em uma organização e não perdem sua relevância. Afinal, a correta aplicação das novas ferramentas é uma tarefa que exige ação humana tanto quanto a interpretação dos dados e a avaliação das análises.

No futuro, o uso de várias tecnologias dará às empresas uma imagem precisa da satisfação atual do cliente, por exemplo. Porém, promoções, campanhas ou pesquisas para fidelização de clientes exigem uma emotividade e um modo de pensar humano.

Igualmente, a interpretação de relatórios e dados fornecidos por um software, assim como desenvolvimento e implementação de medidas adequadas só podem ser executados por pessoas. Assim, devemos ver a tecnologia como uma grande aliada do homem e não uma inimiga.

Hiperautomação é o futuro

A hiperautomação será, sem dúvida, uma das tendências tecnológicas que marcarão os próximos anos, e ocupa um papel de liderança na chamada Quarta Revolução Industrial.

Se sua empresa ainda não dispõe de processos hiperautomatizados, está na hora de começar a pensar em implantá-los. E nós, da Woopi, estamos aqui caminhar com você nessa trajetória. Temos soluções completas em hiperautomação, de acordo com sua necessidade. Clique aqui e saiba mais.